Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Coral carioca vence festival internacional na Áustria

Patrícia Costa, regente do Coral São Vicente a Cappella, chama a atenção para a relevância do ensino do canto em coral para a educação dos jovens

Tarde Nacional

No AR em 08/08/2019 - 14:40

Em entrevista ao Tarde Nacional Rio de Janeiro, Patrícia Costa, idealizadora, diretora e regente do Coral São Vicente a Cappella, falou sobre a vitória do grupo no concurso Summa Cum Laude — International Youth Music Festival, que aconteceu em Viena, na Áustria. Durante o papo, ela também chama a atenção para a relevâncoa do canto coral para a educação de jovens e adultos.

Para ela, que é especialista em coro juvenil, existe um preconceito em relação à palavra "coral", algo que se remete ao univeso de coisas antigas, que supostamente afastaria o público mais jovem. "Há muitos anos que a gente vem, aos poucos, tentando quebrar essa barreira", conta ela durante o papo. O grupo é formado por alunos e ex-alunos do Colégio São Vicente de Paulo, que fica no bairro do Cosme Velho, e também por jovens da região. A proposta do projeto é produzir um repertório sem acompanhamento instrumental, "explorando peças de considerável grau de dificuldade e abrangendo períodos diversos", divulgando, também,  "repertório de música brasileira erudita ou popular, desenvolvendo uma linguagem identificada com a faixa etária dos adolescentes", conforme descrição em seu perfil nas mídias sociais.

Patrícia tem 26 anos de atuação no Colégio São Vicente, que, hoje, conta com sete grupos de canto, abrangendo todas as faixas etárias, incluindo adultos. Um coro de referência mesmo fora do Rio de Janeiro, o São Vicente a Cappella está completando 20 anos de atuação em ritmo de festa. Ainda mais depois de conquistar, empatados com um coral da África do Sul, a primeira colocação no festival austríaco. A conquista foi expressiva, já que não veio com uma música brasileira, mas sim com uma obra de referência na própria Áustria, "Ave Verum", de Wolfgang Amadeus Mozart.

O Tarde Nacional Rio de Janeiro vai ao ar para os cariocas, de segunda a sexta, das 16h às 17h.

Ouça toda a entrevista clicando no player!

 

Coral São Vicente a Cappella vence o Suma Cum Laude — International Youth Music Festival, realizado em Viena

Criado em 08/08/2019 - 19:05

Mais do programa