Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Brasil terá mestrado e doutorado a distância a partir de 2020

Deliberação para oferta é do Ministério da Educação

Tarde Nacional

No AR em 13/08/2019 - 15:00

O Tarde Nacional desta terça-feira (13) fala como irá funcionar a oferta de pós-graduação (mestrado e doutorado) a distância em todo o país. Sobre esse assunto, Fátima Santos e Anchieta Filho batem um papo com o professor e conselheiro da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), Nelson Boni.

Ouça a entrevista no player abaixo:


De acordo com ele, enquanto a educação presencial está estagnada, o ensino a distância cresce no país.

 

"A graduação a distância começou em 2006. Foi um início devagar, mas hoje nós temos praticamente dois milhões de alunos. É a modalidade que mais cresce! Em 2017 houve um decreto que definiu um marco regulatório para o ensino a distância. O modelo do mestrado e doutorado não é exatamente igual o da graduação, mas há muitas similaridades. Ainda é uma nova experiência que nós vamos vivenciar", afirmou.

 

Sobre as provas, Nelson comenta que já há na graduação a possibilidade de fazer o curso todo online. No caso do mestrado e doutorado, não há ainda nenhuma regra específica, mas há a possibilidade de usar um dos polos. Outro ponto importante é que só poderão oferecer a pós faculdades que tenham nota entre 3 e 5. A instituição também precisa ser credenciada no ensino a distância (EaD).

Para o professor, essa regulamentação é uma oportunidade ímpar, pois há uma enorme demanda reprimida de mestres e doutores pelo país.

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 15h, nas rádios Nacional de Brasília e Nacional do Rio de Janeiro.

Criado em 13/08/2019 - 16:30 e atualizado em 13/08/2019 - 16:28

Mais do programa