Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Brasil vai contar com novo sistema de alerta contra drogas

Ouça a entrevista com Gustavo Camilo Baptista, do Ministério da Justiça, sobre o tema

Tarde Nacional

No AR em 13/09/2019 - 13:55

O Tarde Nacional conversou com Gustavo Camilo Baptista, diretor de Políticas Públicas e Articulação Institucional da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) do Ministério da Justiça, sobre o sistema de alerta rápido que dará mais agilidade para que o país possa reagir a novas drogas e metodologias criadas pelos traficantes.    

"Com desenvolvimento da química os traficantes têm cada vez mais alterado a fórmula das substâncias para ludibriar os esforços das polícias dos diversos países", explica Gustavo. "Então se tem a fórmula de uma catinona, por exemplo, que é um tipo específico de droga. Eles alteram um átomo de hidrogênio ou um átomo de carbono naquela fórmula e produzem uma nova substância, que não está inscrita dentro das substâncias que são tratadas como drogas no Brasil."

Para contornar esse artifício usado pelos bandidos a ideia do novo sistema de alerta, esclarece, "é identificar imediatamente o surgimento de uma nova droga, clássificá-la como substância ilegal, que tem que ser objeto de ação policial, e avisar tanto as outras polícias, quanto as organizações de segurança pública para conseguir fazer o tratamento de pessoas que sejam vítimas de overdose dessa substância". 

Ouça a entrevista completa:

 

 

Criado em 13/09/2019 - 14:02

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa