Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Setembro Roxo enfoca a conscientização sobre a fibrose cística

Ouça a entrevista sobre o tema com Verônica Stasiak, diretora do Instituto Unidos pela Vida

Tarde Nacional

No AR em 10/09/2019 - 13:36

O Tarde Nacional conversou com Verônica Stasiak Bednarczuk de Oliveira, psicóloga, fundadora e diretora geral do Instituto Unidos pela Vida. O assunto foi o Setembro Roxo, mês nacional de conscientização da Fibrose Cística.

Ela explica que a fibrose cística é uma doença que faz com que toda secreção do organismo do paciente seja mais grossa que o normal. "Por exemplo, quando o pulmão está com mais secreção por conta de um resfriado, quando fica acumulado pode causar tosse crônica e pneumonia de repetição", conta Verônica. O mal é genético e pode ser identificado ainda nos primeiros dias de vida com o teste do pezinho.

A conscientização é importante, defende, para que as pessoas conheçam a doença, possam diagnósticar cedo e proporcionar o tratamento adequado desde a infância. "Com o tratamento adequado, eletivo e diário, o paciente pode vir a usufruir de uma qualidade de vida muito melhor", enfatiza.

Ouça a entrevista completa:

Criado em 10/09/2019 - 14:02

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa