Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Projeto capacita professores da rede pública para disseminar a Educação Financeira no Ensino Fundamental

Associação de Educação Financeira do Brasil foi criada para executar a Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF, uma política pública lançada em 2010 com a finalidade de disseminar a educação financeira junto à população

No AR em 25/09/2019 - 15:00

Para entender como funciona o projeto, Fátima Santos conversou com a superintendente da AEF-Brasil - Associação de Educação Financeira do Brasil, Claudia Forte. Segundo ela, "temos hoje, infelizmente, quase 70 milhões de pessoas endividadas ou com o nome negativado no país e esse fenômeno horrível se dá exatamente pela ausência da educação financeira, não só nas escolas como também na família. Nosso desafio é executar uma política pública por meio da estratégia nacional de educação financeira. E com essa missão a gente almeja alcançar todas as escolas públicas e também atingindo a família afim de formar uma nação financeiramente educada".

Mas o que é ser financeiramente educado? "É consumir de modo consciente, diferenciar o planejamento do parcelamento, poupar, se prevenir. Nosso projeto tem três fases: a primeira fase a gente tem uma parceria com o Serasa e a gente vai num caminhão, caminhando por 40 cidades brasileiras, com o objetivo de fazer uma sensibilização com os professores da rede fundamental. Em 2018, a gente atingiu aproximadamente 1.800 professores numa capacitação presencial. Na 2ª parte, a gente tem uma parceria com o município que nós procuramos ou que nos procura, e nós vamos gratuitamente até aquela prefeitura e ela aloca o espaço para a capacitação. E a última é por meio dos nossos dois cursos EAD que estão disponíveis na plataforma vidaedinheiro.gov.br. Gratuito para os professores. Uma vez que o tema esta presente na base nacional curricular comum agora e eles precisam se capacitar", esclarece ela.

A Associação também desenvolveu programas de educação financeira para famílias do bolsa-família e do grupo de aposentados de até 2 salários mínimos. 

Ouça a entrevista completa no player:.

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 15h, nas rádios Nacional de Brasília e Nacional do Rio de Janeiro.

Criado em 25/09/2019 - 17:49 e atualizado em 25/09/2019 - 17:48