Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Tarde Nacional fala sobre o Dia Internacional do Idoso

Celebrado no próximo dia 1º de outubro, data oficial é validada pelo Estatuto do Idoso de 2003

Tarde Nacional

No AR em 27/09/2019 - 15:00

Até o ano de 2006, o Dia Nacional do Idoso era celebrado no dia 27 de setembro, porém, em razão da criação do Estatuto do Idoso em 1º de outubro (de 2003), o Dia do Idoso foi transferido para esta data de acordo com a lei número 11.433, de 28 de dezembro de 2006. Para antecipar a data, Fátima Santos, Anchieta Filho (SP) e Luciana Valle (RJ) conversam com a geriatra e pós-graduanda em psquiatria, Roberta França. 

"Apesar de nós termos muitas leis, o Estatuto não é cumprido. Como muitas outras leis em nosso país. O Brasil é um país que envelheceu muito rápido. Mas nós ainda temos essa ideia de que somos um país jovem. Se você for parar pra pensar a nossa pirâmide de envelhecimento ela dobrou em relação à Europa. Sem termos consciência disso e sem estarmos atenados a políticas públicas para esse envelhecimento", aponta a especialista.

Segundo ela, nós deixamos de respeitar os nossos idosos, de honrar mesmo. "Tô dizendo há 30 anos. Nós chegávamos em casa e pedíamos a benção para nossos avós. Pedíamos a benção a nossos pais. Um idoso quando falava todo mundo tinha que silenciar para ouvir o que aquele idoso tinha a dizer. E hoje? É uma falta de respeito, é uma falta de cuidado. Quantas vezes você andando num shopping você vê uma criança batendo no avô, gritando com a avó? É um total desrespeito por essas pessoas que tem toda uma história de vida. Mas não, é uma espécie de punição por ele ter envelhecido", complementa Roberta.

Na entrevista, a geriatra falou também sobre o suicídio na terceira idade e a questão da saúde mental do idoso. Até 2026 o Brasil será o sexto país com mais idosos no mundo, segundo dados do IBGE.

Ouça a entrevista completa no player:

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 15h, nas rádios Nacional de Brasília e Nacional do Rio de Janeiro.

Criado em 27/09/2019 - 17:52 e atualizado em 27/09/2019 - 17:51

Mais do programa