Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

É possível substituir um professor por um robô?

Segundo especialista em Tecnologias Educacionais, o ensino tradicional tem que mudar para que se construa uma interação maior com o aluno

Tarde Nacional

No AR em 15/10/2019 - 16:00

No Dia dos Professores, comemorado nesta terça-feira (15), o Tarde Nacional levanta a questão: é possível substituir um professor por um robô? De acordo com o especialista em Tecnologias Educacionais e CEO da LEO Learning Brasil, Richard Vasconcelos, em entrevista à Fátima Santos, muitos professores hoje já são robôs.

"Eles ficam lá lendo seu material e escrevendo na lousa sem interagir com o aluno. Então, muitas vezes essa parte da transmissão do conhecimento é o foco de muito professor e ele não trabalha toda a parte de construção e interação com seus alunos. Por isso, a gente fala que a parte de transmissão a gente facilmente conseguer substituir sim. Não por aqueles robôs dos "Jetsons", mas por algorismos e conteúdo digital. Hoje em dia tudo o que você quiser saber está no YouTube. Então só conteúdo em si não deve ser mais o foco do professor, ele tem que mudar o seu papel", opina o especialista.

E qual seria a solução para isso? Segundo Richard a solução está voltada mais para a aplicação de metodologias ativas, que mudam o formato tradicional da sala de aula. Como por exemplo o conceito da sala de aula invertida, onde o aluno estuda primeiro em casa e na escola vê a parte prática. Para ele, "o professor não é substituído pelo robô. Ele pode ser potencializado por um robô - algoritmos e conteúdo digital. Por isso a importância deles se capacitarem para as novas tecnologias". Ficou curioso (a)? Ouça a entrevista completa no player acima.

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 15h, nas rádios Nacional de Brasília e Nacional do Rio de Janeiro.

Criado em 15/10/2019 - 17:40 e atualizado em 15/10/2019 - 17:36

Mais do programa