Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Tarde Nacional fala sobre licença-maternidade e paternidade

Ouça entrevista com Debora Ghelman, advogada humanizada da área de Família e Sucessões

Tarde Nacional

No AR em 14/10/2019 - 13:40

O Tarde Nacional desta segunda-feira (14) convidou Debora Ghelman, advogada especialista em Direito Humanizado nas áreas de Família e Sucessões, para falar sobre licença-maternidade e paternidade.

Ouça no player abaixo:


Debora explicou que quando o funcionário trabalha no setor público, no caso da mãe, o benefício se estende até 6 meses (4 mais 2 meses) e, no caso do pai, de 20 dias (5 mais 15 dias). Agora, se o pai ou a mãe for do setor privado, e a empresa pertencer ao projeto Empresa Cidadã, previsto na lei 11.770/2008, as licenças podem ter o mesmo período, com deduções fiscais para as companhias.

Para a advogada, a mãe pode se programar para que a volta do trabalho não seja prejudicial à criança após o período de afastamento: 

 

“Junto com o pediatra o ideal é introduzir aos poucos a alimentação e ir se preparando com auxílio de alguém ou de uma creche”, afirmou.

 

Além disso, a funcionária pode conversar com a empresa. Algumas oferecem inclusive salas de amamentação. 

No entanto, a advogada avaliou que não ocorre problema na concessão da licença e sim na volta ao trabalho, com casos de demissão.

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 13h, nas rádios Nacional de Brasília e Nacional do Rio de Janeiro.

Criado em 14/10/2019 - 16:02

Mais do programa