Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Saiba o que é a retinopatia diabética, doença nos olhos causada pela diabetes

Doença pode desencadear descolamento da retina, com risco de perda parcial ou total da visão

Tarde Nacional

No AR em 19/11/2019 - 13:00

Novembro é o mês da conscientização mundial sobre o diabetes e a retinopatia - uma doença séria, mas desconhecida pela maioria das pessoas. Quem explica mais sobre a doença é o médico oftalmologista João Guilherme Oliveira de Moraes, especializado em doenças da retina e idealizador do projeto Retina do Bem. Ele foi o entrevistado do Tarde Nacional desta terça-feira (19).

O médico ensina que a diabetes pode afetar e enfraquecer pequenos vasos sanguíneos, como os que estão presentes na retina, uma estrutura que fica no fundo do olho. Por isso, quem tem diabetes pode ter retinopatia diabética. A doença pode desencadear o descolamento da retina, com risco de perda parcial ou total da visão. "Quanto mais tempo se tem de diabetes, maior o risco de se ter retinopatia. A pessoa que tem mais de 20, 25 anos de diabetes, tem mais chances de ter a doença", afirma.

De acordo com o entrevistado, o primeiro sintoma e mais clássico é a baixa de visão, levando o paciente a enxergar mais embaçado mesmo com a correção de óculos. A pessoa também pode perceber alterações visuais, como visualizar pontos pretos, sentir dor e lacrimejamento.

"Mesmo tendo o diabetes bem controlado, a doença pode progredir. E é importante detectar a retinopatia antes dela causar os sintomas. Por isso, é mandatório que pacientes diabéticos façam o exame de fundo de olho com oftalmologista pelo menos uma vez por ano", explica Moraes.

Para saber mais sobre a doença, clique no player acima e ouça a entrevista completa.

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 13h, nas rádios Nacional de Brasília e Nacional do Rio de Janeiro.

Criado em 19/11/2019 - 15:44

Mais do programa