Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Tarde Nacional Rio apresenta o trio Abufelados

Confira a entrevista com Thati Dias, Cau Barros e Diogo Spadaro

Tarde Nacional

No AR em 09/12/2019 - 20:55

O trio Abufelados, formado por Thati Dias (voz e composição), Cau Barros (percussão e composição) e Diogo Spadaro (violão, guitarra, samplers e composição), acaba de lançar, nas redes sociais e principais plataformas musicais, o single Odoyá. Eles estiveram no estúdio da Rádio Nacional do Rio de Janeiro para a entrevista musical, ao vivo, do programa Tarde Nacional, comandado por Luciana Valle.

Ouça no player acima.

Abufelados se conectaram na cidade de Rio das Ostras, onde existe um forte movimento de música autoral, e já estão no Rio há um ano. Cau, de Maceió, Alagoas, radicado no Rio há mais de 30 anos; Thati, nascida em Macaé; e Diogo, de Campos dos Goytacazes, trazem em seu repertório letras que vão de temáticas corriqueiras à evocação das nossas raízes africanas. O trabalho apresenta muitas vezes uma visão crítica da sociedade, com influências musiciais de Jards Macalé, Jimi Hendrix, Anelis Assumpção e Chico César.

 

"Um encontro de compositores e músicos que se intrelaçaram em Rio das Ostras", completa Thati Dias.

 

O nome do grupo vem, segundo Cau, de "dialetos nordestinos que caíram em desuso", de expressões, do folclore, utilizadas, por exemplo, por sua mãe, de 80 anos. Entre outros significados, "Abufelados" quer dizer agarradinho, juntinho, coração acelerado, entre outras coisas. A palavra também pode se referir a uma briga, mas eles se associam às caracterísiticas positivas do nome. "A nossa conotação é a parte boa", ressalta Diogo, sobre o nome da banda, durante a entrevista, que faz parte de um quadro especial do Tarde Nacional Rio, uma conversa ao vivo, regada à música, com quase uma hora de duração.

Abufelados lançou seu primeiro EP, "Os Abufelados", em 2018, com quatro músicas próprias: “A estrada de cada um”, “Paracaê”, “Cabelo" e "Tu sempre some”. Fizeram, em 2019, a turnê, “Salva Nós, Salvador”, pela Bahia. E, atualmente, estão em processo de gravação do seu primeiro disco, que tem previsão de lançamento para o primeiro semestre de 2020.

 

Abufelados na Rádio Nacional do Rio de Janeiro

Criado em 09/12/2019 - 21:25

Mais do programa