Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Veterinária tira dúvidas sobre animais de estimação em períodos de coronavírus

Você sabia que cães e gatos têm um tipo específico de coronavírus? Especialista chama a atenção também para o abandono de animais

Nossos Bichos

No AR em 24/03/2020 - 15:00

Animais de estimação podem pegar Coronavírus e transmitir para humanos? Quem tira dúvidas sobre o assunto é Fabiana Volks, veterinária e professora de clínica médica de pequenos animais da Uniceplac.

Confira no player abaixo:


"O Coronavírus é um vírus antigo e nós temos aí uma família com vários tipos de coronavírus. Temos os que acometem animais e outro tipo que irá acometer os humanos. Não é o mesmo vírus", esclareceu.

 

Existe vacina para cães com coronavírus? Na entrevista à Márcia Dias, a especialista diz que há uma específica para o Coronavírus do cão. Já a vacina do humano ainda está sendo desenvolvida.

Fabiana garantiu que os animais não passam Coronavírus para o ser humano.

 

"O Coronavírus do cão é responsável por uma gastroenterite leve, são características da doença que é diferente da humana. O gato também pode ser afetado pelo Coronavírus e pode acontecer uma doença chamada peritonite infecciosa, que acontece somente na espécie felina", disse.

 

No entanto, não é aconselhado o convívio dos bichos de estimação com pacientes enfermos. A especialista chama a atenção também para que as pessoas não abandonem seus animais, o que poderia causar um problema de saúde pública. 

Nossos Bichos vai ao ar aos domingos, às 10h, na Rádio Nacional do Alto Solimões e às 12h na Rádio Nacional de Brasília e na Rádio Nacional da Amazônia.

 

Criado em 24/03/2020 - 18:04 e atualizado em 24/03/2020 - 18:03

Mais do programa