Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Mães na quarentena: o desafio de criar uma nova rotina em casa

Administrar as demandas pessoais, dos filhos e do home office durante o isolamento social pode ser estressante, mas com as estratégias certas é possível conciliar as atividades

Tarde Nacional

No AR em 28/05/2020 - 17:27

O isolamento social gera obstáculos para as mães. Antes acostumadas com uma jornada dupla, o trabalho triplicou e muitas estão sendo desafiadas a enfrentar uma nova rotina em casa. Para auxiliar neste problema, os apresentadores do Tarde Nacional desta quinta-feira (28) pediram dicas da Analista Comportamental, Especialista em Desenvolvimento Humano e Pedagoga, Mariza Baumbach.

Ouça no player abaixo:


Segundo Mariza, a principal dificuldade é que as mães querem dar conta dos filhos, da limpeza da casa, do trabalho e das atividades pessoais sem pedir ajuda. Mas é importante lembrar que dividir as obrigações entre os filhos pode ensiná-los a ter mais responsabilidade. 

 

“Não queira ser a mulher-polvo e abraçar todas as coisas ao mesmo tempo! Às vezes a gente entra numa neurose de que a gente precisa dar conta. A gente não precisa dar conta de tudo! Se você conseguir, tenta diluir isso com outras pessoas, marido ou filhos mais velhos. Vai dando tarefas para as crianças, vai chamando para fazer junto”, aconselhou.

 

Além do lazer, as mães precisam criar um tempo para ficarem sozinhas e expressar suas emoções. A analista afirmou que guardar os sentimentos também é prejudicial. 

 

“Além das obrigações, é preciso criar momentos para a família e momentos individuais. A gente precisa ter momentos individuais. A gente precisa respeitar o tempo do outro e dar esse espaço pessoal para que possamos absorver e entender esse novo período. Se tiver vontade de chorar, chora. É importante liberar essa emoção”, explicou.

 

A frustração é outra inimiga das mães neste momento. Mariza explicou que o problema ocorre quando a mãe tenta ser perfeita em tudo.A cobrança interna cresce e pode afetar negativamente os filhos. Errar faz parte do processo e é natural.

“Ela precisa mostrar para os filhos que a gente pode errar e pode consertar mais a frente. Não precisamos fazer uma receita de bolo. É nessa tentativa de acertar que a gente aprende. Claro que vamos fazer o melhor, mas dentro daquelas possibilidades. Se eu só entregar aquela tarefa se ela estiver perfeita, a gente gasta um tempo enorme com detalhes, o tempo passa e a tarefa ficou obsoleta”, alertou.

Sobre as aulas virtuais, a analista reconheceu que é um momento novo e que pode ser muito estressante. Mas a dica é ter paciência, ser flexível e não exigir tanto das atividades. A cobrança em excesso pode piorar as coisas.

“É complicado porque a gente não está acostumada com as atividades pedagógicas. Está todo mundo vivendo uma situação que nunca pensou em viver. Vai fazendo as atividades de forma mais lenta. Às vezes a gente tem que abrir mão dessa seriedade toda, não é um momento pra gente cobrar emocionalmente de todo mundo”, explicou.

O isolamento social gerou muitos desafios para as mães, mas desacelerar é fundamental para compreender esse novo momento. Com as estratégias certas é possível conciliar todas as atividades com os papéis de mãe, esposa e profissional.

 

Criado em 28/05/2020 - 17:39

Mais do programa