Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Startup brasileira cria plataforma para agilizar processos judiciais

Ideia é dar continuidade às audiências de forma online, em respeito ao isolamento social

Tarde Nacional

No AR em 23/06/2020 - 18:55

Com a necessidade do isolamento social as sessões judiciais foram temporariamente suspensas, o que gerou atrasos nos acordos e decisões da Justiça. Para lidar com o problema, a startup brasileira MOL (Mediação Online), que presta serviços jurídicos, criou uma tecnologia para realizar audiências virtuais. 

Segundo a cofundadora e CEO da empresa, Melissa Gava, a MOL funciona como uma plataforma de mediação e conciliação online, e oferece todas as ferramentas de uma audiência física. A ideia é que as pessoas não precisem sair de casa para realizar um acordo. 

“As mediações, conciliações judiciais e as audiências nos tribunais são físicas. Com o isolamento social, essas audiências foram suspensas. Então a gente disponibilizou a plataforma online para os tribunais continuarem as suas ações. É uma ferramenta muito boa para tirar esse acúmulo de processos que essa pandemia está gerando” explicou.

A plataforma está disponível gratuitamente a todos os órgãos do Poder Judiciário. A tecnologia permite a gestão do fluxo completo de mediação e conciliação online, da triagem dos casos à assinatura eletrônica dos termos. 

“Se antes tinha uma resistência com o uso de tecnologias, a pandemia está desmistificando a tecnologia e provando que é possível a gente tratar conflitos e processos de uma maneira tecnológica e digital” afirmou.

Até o momento já foram realizadas sessões nos estados do Amazonas, Espírito Santo e Minas Gerais. Além das conciliações relacionadas ao direito do consumidor, a plataforma já realizou sessões para acordos trabalhistas e familiares.

Criado em 23/06/2020 - 19:03

Mais do programa