Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Cozinha Sem Sobras distribui 2 mil sopas para comunidades carentes do DF

Projeto do Sesc-DF celebra a Semana do Dia Mundial da Alimentação, comemorado no dia 16 de outubro

No AR em 14/10/2020 - 13:31

O Sesc-DF deu início ao projeto Cozinha Sem Sobras nesta terça-feira (13), em parceria com o programa de combate à fome e desperdício de alimentos, Mesa Brasil Sesc. Começou o dia distribuindo sopas de 500 ml aos moradores da cidade Estrutural, área na periferia de Brasília. A produção de refeições é orientada por uma nutricionista da área e busca equilibrar carboidratos, proteínas e lipídios. Sobre essa ação, o Tarde Nacional conversou com a coordenadora de Nutrição e Alimentação do Sesc-DF, Sabrina Batista. 

Segundo ela, o objetivo desse programa é o aproveitamento integral. "A nossa cozinha é sem sobras porque a gente pratica algumas receitas utilizando toda a parte do alimento", conta. "Então, nessa sopa que a gente está distribuindo para comunidades carentes, a gente faz uma receita com casca da ábobora, a gente utiliza as sementes. Isso para que a gente reduza o desperdício alimentar. E é na casca desses legumes que a gente tem uma quantidade enorme de fibras, ferro", esclarece Sabrina. 

Na entrevista, a coordenadora cita ainda outros alimentos que podem ser reaproveitados, como o abacaxi. "Muitas pessoas compram o abacaxi e fazem o suco da polpa, mas com a casca a gente pode fazer chás, sucos e até mesmo geléia", afirma. "O mesmo acontece com a melancia. A batata inglesa a gente pode fazer as preparações dela com a própria casca", ensina a servidora do Sesc-DF. 

Após a semana de inauguração, o projeto funcionará regularmente com a distribuição de outras 500 sopas por dia, três vezes por semana, em três cidades diferentes, sempre às terças, quartas e quintas-feiras, às 16 horas. E ainda levando a ação para as escolas, principalmente com as merendeiras. Os locais serão indicados pela área de assistência social do Programa Mesa Brasil, no Distrito Federal.

A região administrativa que tiver interesse em receber o Cozinha Sem Sobras poderá entrar em contato com as assistentes sociais do Sesc-DF pelos números 3217-0231 ou 3217-0212.

Acompanhe a entrevista completa, no player acima. 

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, no horário de 15h às 17h, pela Rádio Nacional de Brasília.

Criado em 14/10/2020 - 16:45 e atualizado em 14/10/2020 - 16:44