Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Jovens de SP criam aplicativo para combater o assédio e violência

Lançado há pouco mais de 2 semanas, público-alvo são crianças, mulheres, idosos e homossexuais

Tarde Nacional

No AR em 07/10/2020 - 14:40

Alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) Prof. Horácio Augusto da Silveira, em São Paulo, criaram um app que envia SMS para alertar casos de abuso. Lançado há menos de duas semanas, o aplicativo já soma mais de 5 mil downloads no Google Play Store. E tem também pessoas usando na Colômbia, Irlanda e Alemanha. Segundo Mateus, idealizador do projeto que presenciou de perto uma dessas situações, o app pode ser utilizado também por crianças, pessoas da comunidade LGBT e demais vítimas potenciais de abuso.

Criado a partir de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Mateus Diniz conversou mais com o programa Tarde Nacional sobre essa proposta. "No aplicativo você cadastra o anjo, e esse anjo é o anjo da guarda que eu acredito que cada um tenha. E você consegue mandar sua localização em tempo real. No app também é possível mapear os lugares mais perigosos do Brasil. Além disso, a pessoa pode fazer uma ocorrência dentro do aplicativo onde ela pode consultar todas as delegacias que existem", exemplifica o estudante.

Atualmente, a equipe é formada por três pessoas para mais de 100 ocorrências dentro da plataforma. De violência moral, a psicológica, passando por perseguição, à violência virtual que as meninas relatam dentro do próprio aplicativo. Principalmente em aplicativos de carro, conta ele, onde elas se sentem muito vulneráveis.

Conheça aqui o "Todas Por Uma". Ouça a entrevista completa, no player acima.

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, no horário de 15h às 17h, pela Rádio Nacional de Brasília.

Criado em 07/10/2020 - 19:21 e atualizado em 07/10/2020 - 19:20

Mais do programa