Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Dia Mundial de Conscientização sobre Tsunamis alerta para a prevenção de desastres naturais

No Brasil, há cerca de 40 mil áreas de risco monitoradas

Tarde Nacional

No AR em 05/11/2020 - 13:09

Hoje é o Dia Mundial de Conscientização sobre Tsunamis, instituído pela Organização das Nações Unidas em 2016 com o objetivo de alertar sobre as ameaças dos desastres naturais. Lembrando a data, o Tarde Nacional conversou sobre a importância do trabalho de prevenção e de um sistema de alerta de riscos para salvar vidas. A entrevistada é Regina Alvalá, diretora substituta e coordenadora de relações institucionais do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

O Brasil é um país muito impactado por desastres relacionados ao clima e com ocorrências deslizamentos de terra, enxurradas ou enchentes, por outro lado também existe o impacto da falta de chuva  que leva a grandes temporadas de seca. Estes problemas ocorrem em todo território brasileiro provocados por vários os fatores, como o sistema climático com chuvas intensas, topografia com regiões mais altas outras mais planas, um grande contingente populacional e muitas pessoas vivendo em condições inadequadas de moradia. A combinação desses igredientes acabam culminando na ocorrência de desastres naturais. 

De acordo com a especialista, no Brasil, há cerca de 40 mil áreas de risco, com 10 milhões de pessoas vivendo nestas localidades.

Para saber mais clique e ouça a entrevista:

O Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta no horário de 13h às 15h pela Rádio Nacional de Brasília 

Criado em 05/11/2020 - 15:03

Mais do programa