Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Hoje é o Dia da Navegação no Rio São Francisco

Ouça a entrevista com Israel Barreto, da Associação dos Proprietários Condutores de Barcos da Ilha do Rodeadouro

Tarde Nacional

No AR em 03/02/2021 - 13:05

Hoje é o Dia da Navegação no Rio São Francisco, que tem grande importância para o país pelo volume de água que circula em uma região semi-árida, pelo potencial hídrico e por sua contribuição histórica e econômica para a região.

O Velho Chico também é chamado de rio da integração nacional, ele passa por sete estados, Minas Gerais, Distrito Federal, Goiás, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Suas águas passam por 521 cidades e apoiam o abastecimento das casas, a irrigação de plantações, a geração de energia e a navegação. No nordeste o São Francisco representa ali cerca de dois terços da disponibilidade de água doce da região.

Sobre esse assunto o Tarde Nacional conversou com Israel Barreto, Conselheiro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF e representante da Associação dos Proprietários Condutores de Barcos da Ilha do Rodeadouro.

"O Rio São Francisco é o pai do nordestino, é esse rio que dá vida para todo o nordeste" disse Israel Barreto. 

A navegação continua mas não tem o potencial que existia antigamente por causa da estiagem que houve nos últimos anos, mas o transporte continua funcionando apesar do rio baixo ainda é possível fazer a navegação em alguns trechos.   

O Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta no horário de 13h às 15h pela Rádio Nacional de Brasília

 

Tags:  São Francisco

Criado em 03/02/2021 - 16:24

Mais do programa