Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Programa da Emater incentiva instalação de hortas no DF

A criação de hortas escolares e comunitárias fazem parte do programa

O programa Tarde Nacional entrevistou o engenheiro agrônomo Rogério Lúcio Viana, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), para falar sobre o Programa de Agricultura Urbana, que tem por objetivo promover a instalação de hortas em todo o Distrito Federal.

 

Ouça também:

 

Emater no Pará orienta sobre cultivo de hortaliças

 

Viana falou sobre a diferença entre as hortas nas escolas e as hortas comunitárias. Em relação à primeira, que já alcança boa parte das escolas públicas de ensino, o coordenador do Programa de Agricultura Urbana disse ter cunho educativo e a intenção de despertar nos jovens o consumo de vegetais, mostrando a importância da alimentação saudável e a difusão das práticas agroecológicas.

 

Já a horta comunitária, segundo Rogério, pode ser feita em qualquer local, até mesmo em apartamentos, por associações e comunidades, e parte da produção deve ser revertida para a compra de novos insumos, como adubo e semente, e outra parte seja destinada ao consumo próprio ou para venda.

 

Viana explicou, também, que, para a formalização da horta comunitária, o dono do terreno, caso seja particular, ou a Administração Pública, em caso de localização em área pública, deve autorizar a utilização do terreno para que seja feita a plantação de horta. Tendo feito isso, a Emater deve ser procurada para que possa prestar o apoio necessário.

 

O entrevistado relatou, ainda, o papel da Emater na execução das hortas, como o de fornecimento de insumos, informação e assistência técnica e treinamento para os professores que serão responsáveis pelas hortas nas escolas.

 

Confira a íntegra da entrevista aqui!

 

O programa Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 15h, na Rádio Nacional de Brasília, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A apresentação é de Fátima Santos.



Criado em 31/10/2014 - 19:17 e atualizado em 03/11/2014 - 10:48