Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Região Norte é a menos representada em banco de medula óssea

Presidente da Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea

Você sabe como se dá a doação de medula óssea? A medula óssea fica dentro do osso, em estado líquido, e é responsável por produzir as células do sangue, entre elas as células responsáveis pelo sistema imunológico.

 

Como a medula óssea doada é retirada da bacia do doador, o procedimento requer anestesia e um dia de internação. Mas o doador só chega a essa etapa se, após triagem com coleta de sangue simples, for identificado algum paciente compatível com seu material genético. E a questão da compatibilidade é um ponto crucial para a realização de um transplante, para que a medula doada não rejeite o corpo do paciente, já que este está sem defesa, por conta de algum tipo de doença do sangue.

 

Por isso, quanto maior a semelhança entre o material genético do doador e do paciente, maior a chance de sucesso do transplante. E essa semelhança é determinada pelos grupos étnicos e ancestrais, segundo a presidente da Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea, Lúcia Silla.

 

Em entrevista ao Tarde Nacional desta sexta-feira (28), ela ressaltou que as regiões sul e sudeste tem uma representatividade grande no banco de medula óssea, ao contrário da região norte. A presidente alertou, ainda, para a enorme dificuldade de achar doadores indígenas e negros no Brasil.

 

O programa Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.



Criado em 28/11/2014 - 21:17 e atualizado em 28/11/2014 - 19:58

Mais do programa