Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Aumenta número de casos de Doença de Chagas em município no Amazonas

A suspeita é de que o surto em Carauari tenha sido causado pelo

O programa Tarde Nacional desta terça-feira (13) falou sobre o surto de Doença de Chagas em Carauari, município amazonense localizado a cerca de 800 km de Manaus. Até o momento, foram confirmados 16 casos.

 

Confira outras edições do programa Tarde Nacional

 

De acordo com o diretor-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, Bernardino Albuquerque, a investigação epidemiológica e entomológica indica que pode haver uma associação entre a doença e a ingestão do vinho de açaí contaminado.

 

Ele explicou aos ouvintes da Rádio Nacional da Amazônia que a palmeira do açaí não é um local de permanência e sobrevivência do Barbeiro e que não há possibilidade de contaminação direta da fruta. Quando a polpa do açaí é contaminada, acontece após a colheita, no momento do processamento do alimento.

 

Bernardino Albuquerque ressaltou a importância de boas práticas de higiene no manuseio e processamento da fruta e lembrou que a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas possui uma cartilha que ensina o passo a passo da preparação dessa fruta, muito apreciada não só no Amazonas, mas em todo o Brasil. Para acessar a cartilha, clique aqui.

 

Confira a entrevista na íntegra aqui!

 

O programa Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta, às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A apresentação da edição desta terça-feira (13) foi da jornalista Solimar Luz.



Criado em 13/01/2015 - 21:17 e atualizado em 14/01/2015 - 12:50

Mais do programa