Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Dores física e emocional atingem mesma região do cérebro

Recentes pesquisas que comprovam relação entre as dores podem

Você já sofreu por amor? Já sentiu um aperto bem forte no peito que doía como se você tivesse levado um soco? Sentiu que uma dor emocional machucava como a dor física? Segundo pesquisas recentes de neuroimagem, o cérebro humano não faz distinção entre a dor física e a dor emocional.

 

Muitas vezes, um tipo de dor pode ser a repercussão do outro tipo, de acordo com o Coordenador dos Ambulatórios do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Rodrigo Leite.

 

Em entrevista ao Tarde Nacional desta quarta-feira (4), Rodrigo explicou que a comprovação desse paralelo pode representar uma mudança na forma como os profissionais de saúde encaram a dor emocional.

 

Segundo ele, os estudos mostram que a angústia, o aperto no peito e a dor no estômago, por exemplo, são reais, mas por uma causa psicológica. Porém, dizer que a dor tem origem psicológica não significa dizer que ela não existe.

 

As constatações jogam luz, ainda, em questões como somatização, dores musculares oriundas da depressão e até fibromialgia.

 

O programa Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.



Criado em 04/02/2015 - 19:08 e atualizado em 04/02/2015 - 17:40

Mais do programa