Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pesquisadores criam dieta personalizada para peixes-boi da Amazônia

Por conta do trabalho com os animais, Instituto Mamirauá é finalista

Entre os seres humanos, geralmente mamães recentes só pensam em estar perto de seus bebês, alimentando, cuidando e acarinhando. O mesmo acontece com os peixes-boi as fêmeas da espécie ficam 12 meses gerando seus filhotes, que são amamentados por  pelo menos dois anos.

 

Infelizmente, na Amazônia, a ação de caçadores tem levado à morte muitas fêmeas antes que seus filhotes estejam prontos para seguirem sozinhos, isso quando não são eles próprios as vítimas. É aí que entra o Instituto Mamirauá fazendo o resgate desses filhotes, cuidando deles e os preparando para a reinserção na natureza.

 

Em entrevista ao Tarde Nacional desta sexta-feira (8), o veterinário do Instituto Guilherme Guerra falou das condições em que os animais geralmente são resgatados: com peso muito abaixo do necessário para sobreviver e traumatizados com a morte das mães.

 

Ele também explicou a importância da dieta feita especialmente para cada animal, que tem reduzido o tempo de reabilitação dos filhotes, e comentou sobre o Prêmio Nacional de Biodiversidade, promovido pela primeira vez no Brasil pelo Ministério do Meio Ambiente, do qual o Instituto Mamirauá é finalista.

 

O programa Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.



Criado em 08/05/2015 - 22:05 e atualizado em 11/05/2015 - 14:18

Mais do programa