Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Filme registra como as crianças de norte a sul do Brasil brincam

Território do Brincar documenta universo lúdico infantil e mostra a

Cavalinho de carnaubeira, pião de tucumã, balanço de embira, batizado de bonecas de capim, essas e outras brincadeiras fazem parte do dia a dia de crianças por todo país. E para registrar como elas brincam, os documentaristas Renata Meirelles e David Reeks visitaram, entre abril de 2012 e dezembro de 2013, diversas comunidades nos centros urbanos e rurais, comunidades indígenas e quilombolas.

 

O registro deu origem a um site, dois livros, duas séries infantis para TV, uma exposição itinerante e um longa-metragem, que estreou nos cinemas na semana passada. O filme Território do Brincar é uma obra poética e inspiradora que mostra que as crianças ainda brincam, e brincam bastante. Sozinhas ou em grupos elas liberam a imaginação e transformam os mais diferentes materiais em brincadeiras pra lá de divertidas.

 

Território do Brincar mostra a importância dessa atividade para o desenvolvimento das crianças. De acordo com Marcos Niste, sócio da Maria Farinha Filmes, produtora-executiva do filme, é nesse momento do brincar “que elas exercem sua criatividade, a sua capacidade de criar, de inventar coisas... E de se colocar como cidadãos”.

 

O filme está em cartaz apenas em algumas capitais do país, mas a boa notícia é que por meio da plataforma Videocamp.com, desenvolvida pelo Instituto Alana, parceiro neste projeto, é possível ter acesso ao filme gratuitamente e realizar exibições públicas deste e de outros títulos. A única condição é que essas exibições sejam documentadas com fotos e relatos dos participantes e que o filme exibido seja debatido ao final da sessão!

 

Para saber um pouco mais, acompanhe na íntegra a entrevista que foi ao ar no Tarde Nacional desta quinta-feira (11)!

 

O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.

 



Criado em 11/06/2015 - 21:57 e atualizado em 11/06/2015 - 18:29

Mais do programa