Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Saiba como evitar o vício de postura

Tarde Nacional entrevista o fisioterapeuta Rafael Floriano, que falou

Em entrevista ao Tarde Nacional, Rafael Floriano, fisioterapeuta e membro da direção do SINFITO-RJ, o Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais no Estado do Rio de Janeiro, falou sobre como evitar o vício de postura.

 


Milhões de pessoas no mundo passam muitas horas do dia sentadas. No trabalho ou em casa, geralmente navegando na internet ou assistindo a televisão, grande parte desse público não presta muita atenção em sua postura, a não ser quando as dores começam a incomodar. “É fundamental que as pessoas que utilizam o computador, ou qualquer outro meio eletrônico, façam uso da ergonomia para evitar desvios de postura”, alerta o fisioterapeuta.

 


De acordo com um estudo da Escola Nacional de Saúde Pública, no Rio de Janeiro, a dor nas costas é a doença crônica mais comum no Brasil, atingindo 36% da população.

 

A ergonomia, de forma geral, é a ciência que estuda a forma segura e eficiente dos seres humanos interagirem com as máquinas. É a ergonomia, por exemplo, que estabelece a distância e a altura que um monitor de computador deve ficar em relação ao seu usuário; a altura da cadeira e da mesa de trabalho e a importância de um apoio para os pés, entre outras coisas.

 


De acordo com Rafael, em relação ao uso do computador, por exemplo, é importante que o monitor fique posicionado na altura do rosto do usuário, a uma distância de 30 a 60 centímetros, o suficiente para que a visão no fique prejudicada.

 

O uso do telefone celular, que hoje funciona como um computador, também oferece riscos. “Os celulares fazem com que os indivíduos fiquem em postura inadequada. Como o telefone fica no nível das mãos, as pessoas seguram o aparelho abaixo da linha do olhar, favorecendo posicionamento vicioso e inadequado”, ensina o fisioterapeuta nesta entrevista, que ainda traz outras informações.

 

A entrevista pode ser ouvida na íntegra, clicando no player acima!

 

O programa Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 15h04, na Rádio Nacional do Rio de Janeiro.



Criado em 02/07/2015 - 20:54 e atualizado em 02/07/2015 - 17:08