Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Projeto de Lei propõe autorizar a realização de rodeios no Rio

Reynaldo Velloso, presidente da Comissão de Proteção e Defesa dos

Em entrevista no quadro sobre Saúde Animal (todas as terças-feiras, às 15h45), do programa Tarde Nacional, o presidente da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais, da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Rio de Janeiro (OAB/RJ), Reynaldo Velloso falou sobre os maus tratos causados aos animais que participam de rodeios.

 

Velloso critica os festivais que propagam a realização dos rodeios como uma "atração", algo que ainda conta com o apoio da sociedade. Para ele existem dois segmentos na população, um que entende que "essas festas constituem verdadeiros palcos de crueldade contra os animais e que isso tem que acabar", relata; e um outro, que "acham que isso é um esporte, que em hipótese alguma agride o animal", lamenta.

 

Na realidade, existe uma cinta de couro, deniminada "cedem", que aperta o abdomem, a virilha e, muitas vezes, o órgão genital do animal, fazendo com que ele pule, como acontece nos rodeios. Ou seja, o animal está tentando sair dali, ele não está sendo domado, como explica Reynaldo Velloso nessa entrevista. Além do cedem ainda existe a espora, amarrada à bota do montador, que é violentamente aplicada durante o processo de montaria.

 

"Trata-se de uma prática que tem que ser extinta", diz Reynaldo Velloso.

 

Ele cita outras práticas que são culturalmente aceitas no universo rural e nos rodeios, como a prática de laçar um bezerro que foi separado de sua mãe recentemente, que é laçado e amarrado pelas patas trazeiras, sendo posteriormente esticado; entre outras "provas".

 

A ausência de políticas públicas que protejam os animais faz com que o Brasil caminhe na contra-mão em relação a outras nações. O Projeto de Lei 1494, de 2015, pretende estabelecer rodeios na cidade do Rio de Janeiro. Vellos comenta sobre a realização de uma CPI dos Maus-Tratos de Animais, com mais de 80 ítens sendo examinados, incluindo outras práticas violentas, além dos rodeios, em todo o país. Na cidade de Petrópolis, por exemplo, segundo informa Luciana Valle, a realização de rodeios já foi proibida.

 

Essas e outras questões foram abordadas nessa entrevista. Saiba mais clicando no player acima!



Criado em 24/09/2015 - 17:48 e atualizado em 24/09/2015 - 15:51