Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça diferenças entre a pedagogia Waldorf e o ensino tradicional

Baseado na Antroposofia, o método de ensino é caracterizado pelo

O Tarde Nacional desta sexta-feira (11) falou da pedagogia Waldorf. O método de ensino é baseado na Antroposofia, uma filosofia de origem austríaca, bastante divulgada na Alemanha, que, resumidamente, é caracterizada pelo conhecimento da natureza, do ser humano e do universo.

 

A entrevistada foi a professora Elisabeth Ossege, que leciona na Escola Waldorf Moara, em Brasília. Ao Tarde Nacional ela falou sobre algumas diferenças entre a pedagogia Waldorf e o ensino tradicional. Uma delas é a ausência de provas, o que não significa que os alunos não sejam avaliados de forma continuada em suas atividades, explicou Elisabeth.

 

Segundo ela, a pedagogia Waldorf se baseia não só no âmbito do pensar, mas também no âmbito do querer e do sentir. E, nesse contexto, as artes têm papel fundamental. No ensino fundamental, por exemplo, a arte é usada para abordar e aprofundar todos os conteúdos com música, poesia, canto, pintura, dança, teatro, tricô, bordados, argila, entre outros.

 

Já durante o período da educação infantil, que vai até os seis anos, não há nenhuma aproximação com letras e números. Elisabeth Ossege explicou que a criança vai pra escola fazer seu trabalho mais importante: brincar. E a brincadeira se dá com bonecos e objetos muito simples, pra que a criança explore a imaginação.

 

A professora também falou um pouco sobre o processo de alfabetização (que pelo método Waldorf dura três anos) e sobre a gestão participativa das escolas (não existe um diretor ou coordenador, e sim um colegiado formado pelos pais, todos voluntários).

 

Ouça a íntegra da entrevista clicando no player acima.

 

O programa Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.



Criado em 11/12/2015 - 21:31 e atualizado em 11/12/2015 - 19:20

Mais do programa