Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Urna eletrônica brasileira completa 20 anos

Sistema eletrônico trouxe maior credibilidade, agilidade e segurança

Dando continuidade ao especial “Eleições 2016”, o Tarde Nacional desta sexta-feira (23) falou sobre os 20 anos da urna eletrônica brasileira. O entrevistado foi o Secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Giuseppe Janino.

 

O secretário explicou como a implantação do sistema eletrônico trouxe maior credibilidade, agilidade e segurança às eleições. Antigamente todo o processo tinha muita intervenção humana, o que aumentava a lentidão, a possibilidade de erros e até fraudes. “A tecnologia veio justamente para introduzir a celeridade, precisão, integridade, funcionalidades de segurança e auditabilidade no processo eleitoral”.

 

Giuseppe Janino lembrou que o processo evolui com o avanço da tecnologia. Ele citou o exemplo da identificação biométrica e falou dos testes públicos de segurança, que são realizados com especialistas, pesquisadores, “hackers” e público em geral, para testar a segurança e identificar e corrigir eventuais fragilidades no sistema. Ele acrescentou que, embora muitos não saibam, as urnas não estão conectadas à internet.

 

Ele comentou ainda a implementação da impressão do voto a partir de 2018.

 

Quer saber mais? Então clique no player acima e ouça a entrevista na íntegra.


 
O Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.



Criado em 23/09/2016 - 22:14 e atualizado em 23/09/2016 - 19:12

Mais do programa