Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Escavações no Amazonas encontram objetos de período pré-colonização

Descobertas ajudarão estudiosos a entender costumes dos povos que

O Tarde Nacional falou sobre o trabalho de escavação arqueológica nas localidades do Médio Solimões, no Amazonas, que busca desvendar a história da ocupação humana na região, antes da chegada dos colonizadores. Sobre o assunto, o programa conversou com o mestrando da Universidade Federal do Sergipe (UFS), Rafael de Almeida Lopes.

 

Ele contou como tem sido o trabalho dos pesquisadores em busca de artefatos que deem pistas sobre os costumes daqueles povos. Segundo Lopes, o solo da região tem muito a dizer: a cada 10 centímetros de terra escavada, os estudiosos têm encontrado cerca de mil fragmentos cerâmicos, sendo que muitas peças permanecem intactas.

 

O trabalho de escavação foi realizado em parceria com pesquisadores do Instituto Mamirauá, da Universidade Federal do Sergipe (UFS), do Museu de Etnologia e Arqueologia da Universidade de São Paulo (MAE-USP) e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

 

Quer saber mais? Então clique no player acima e ouça a entrevista na íntegra.

 

O Tarde Nacional vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.



Tarde Nacional fala sobre os riscos do parto prematuro

Criado em 22/11/2016 - 12:00 e atualizado em 22/11/2016 - 11:51

Mais do programa