Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Adaptação escolar é destaque no Tarde Nacional

Especialista dá dicas para que o processo ocorra sem traumas

O Tarde Nacional desta segunda-feira (23) falou sobre o período de adaptação escolar. A entrevistada foi a fonoaudióloga, psicopedagoga e especialista em desenvolvimento infantil, Sheila Leal.

 

Ela explicou que, geralmente, a adaptação costuma ser mais lenta para crianças com menos de três anos. Isso porque, a partir dessa idade, a criança já é capaz de se envolver mais com o ambiente físico e com outros atrativos.

 

Mas, segundo a especialista, não existe uma regra: cada criança é única e os diferentes temperamentos devem ser levados em conta, para evitar traumas no processo. E isso vale também para as crianças que mudam de escola, de turno ou de turma.

 

Sheila Leal falou da importância dos pais prepararem as crianças também fisicamente, no período que antecede o ingresso na escola, colocando para dormir mais cedo, fazendo brincadeiras mais dirigidas. E também orientou que os pais observem se os filhos são matutinos ou vespertinos, principalmente entre crianças menores de oito anos.

 

Ela ressaltou que o início da vida escolar representa um período de adaptação para toda a família, mas que é muito importante que os pais passem segurança para os filhos.

 

Clique no player acima para ouvir a entrevista na íntegra.

 

O Tarde Nacional vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia. Apresentação: Juliana Maya.



Proibição de venda de produtos não-saudáveis em escolas começa a valer

Criado em 23/01/2017 - 19:03 e atualizado em 23/01/2017 - 17:04

Mais do programa