Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Poluição por microplásticos tem afetado a vida marinha

Produtos que contém microplásticos, como o glitter, representam cerca

O Tarde Nacional desta quarta-feira (1) falou sobre a poluição por microplásticos, presentes em alguns tecidos sintéticos, filtros de cigarro, cremes esfoliantes, pastas de dente e até mesmo no glitter usado no carnaval. A entrevistada foi a bióloga especialista em vida marinha, Camila Domit, que também faz parte da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza.

 

 

Camila Domit explicou que a polêmica do boicote ao glitter acabou jogando luz em uma situação bastante grave, que é a contaminação dos rios e mares por plásticos, o que afeta diretamente a vida marinha, desde os pequenos invertebrados até golfinhos e baleias.

 

 

Segundo ela, os animais pequenos se alimentam dos microplásticos porque são atraídos pelo brilho; e essas partículas vão se acumulando no ciclo da cadeia alimentar. A bióloga contou que a literatura científica já possui diversos trabalhos sobre os efeitos nocivos dos microplásticos para a saúde dos animais.

 

 

O que os cientistas tentam, agora, é estudar os efeitos negativos dos microplásticos para a saúde dos humanos que se alimentam de aves e peixes contaminados pelo produto.

 

 

Clique no player acima para ouvir a entrevista na íntegra.

 

O Tarde Nacional vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia.



Criado em 01/02/2017 - 21:47 e atualizado em 07/02/2017 - 11:23

Mais do programa