Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Saiba como evitar lesões ao praticar esporte

Como avaliar o risco de lesão nas modalidades da moda?

No AR em 09/05/2017 - 10:04

O sedentarismo é um fator de risco importante para o surgimento de diversas doenças graves. Para combatê-lo, é preciso estar em movimento. Nos últimos anos, novas modalidades têm atraído milhares de pessoas que não se adaptaram ou já estavam entediadas com os treinos mais convencionais. Atividades físicas como circuitos funcionais e o crossfit cresceram, mas com eles também cresce a preocupação quanto aos cuidados necessários para que aquilo que é uma alternativa para uma vida saudável não se transforme num encaminhamento médico, para o tratamento de lesões.

Em 2015, o Jornal da Força e Condicionamento (Journal of Strength and Conditioning Research) apontou o alto índice de lesões: 73% dos praticantes já sofreram algum tipo de traumatismo e 7% dessa turma precisou de intervenção cirúrgica. As lesões no ombro e na coluna são as mais comuns. A carga excessiva, associada à postura errada, pode resultar em dores na coluna e até em hérnias de disco. Foram avaliados 132 praticantes.

Para falar sobre o assunto, o Tema Livre desta quarta-feira (9) convidou o professor de Educação Física e pesquisador de Fisiopatologia do Exercício da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Raman Reis; o ortopedista do Hospital Universitário Pedro Ernesto, João Marcelo Casteloggi; o PhD em Fisiopatologia Clínica e Experimental pela UERJ, Mestre em Ciências Morfológicas/UERJ, com Especialização em Treinamento Esportivo de Alto Rendimento pela Maryland University, BSc Fisioterapia e BSc em Educação Fisica pela UCB, Moisés Santana e o dono de uma empresa de Crossfit Maurício Miranda.

Ouça a entrevista completa no player acima. 

O Tema Livre vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 10h, na Rádio Nacional do Rio de Janeiro.

 

Criado em 15/05/2017 - 12:36 e atualizado em 15/05/2017 - 12:35 - Episódio Esporte x Lesões