Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Logosofia: ciência, método, religião ou filosofia?

Saiba mais sobre a ciência que busca o autoconhecimento e o caminho

O Tema Livre desta terça-feira (01) promoveu uma reflexão sobre a logosofia. Você sabe o que é a logosofia?

 

Ouça esta edição do Tema Livre na íntegra clicando no Player acima!

 

Para discutir sobre o tema, Luciana Valle recebeu, no estúdio da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, Jarbas Mattos, ex reitor da Fundação Logosófica, entre 2005 e 2011, e professor de logosofia; Angela Maria da Silva, professora e diretora do Colégio Logosófico, que fica no bairro de Botafogo; e Celeste Castelo Branco, estudante de logosofia há mais de 20 anos.

 

Em uma breve definição, no portal da Fundação Logosófica em Prol da Superação Humana, logosofia é "Uma ciência nova, que revela conhecimentos de natureza transcendente e concede ao espírito humano a prerrogativa de reinar na vida do ser que anima. Conduz o homem ao conhecimento de si mesmo, de Deus, do Universo e de suas leis eternas. Apresenta uma concepção original do homem, em sua organização psíquica e mental, e da vida humana em suas mais amplas possibilidades e proporções".

 

A logosofia surgiu na Argentina, com Carlos Bernardo González Pecotche, pensador e humanista, nascido em 11 de agosto de 1901. Com apenas 29 anos, reagindo contra a rotina dos conhecimentos e sistemas usados para a educação e a formação do ser humano, deu nascimento à logosofia, ciência de significado humanístico.

 

A ideia é que o ser humano pode se tornar mais humano ao longo da existência, de forma consciente, valorizando a vida. Mas, segundo Jarbas, "Do ponto de vista psicológico, espiritual, nós não estamos prontos, viemos inacabados, e quem vai completar essa obra de arte em que podemos nos transformar?", indaga ele. Segundo ele, a logosofia é o meio, o método, que vai dar a possibilidade de se completar essa "obra de arte", o ser, que está inconcluso.

 



Criado em 01/09/2015 - 17:49 e atualizado em 01/09/2015 - 14:46