Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Controle de milícias em comunidades do Rio em debate no Tema Livre

O Tema Livre debateu os territórios controlados pela milícia no Rio de

O Tema Livre da terça-feira, 14 de junho, foi uma reapresentação que debateu as milícias que atuam no Rio de Janeiro. Imagina morar em um território dominado por um grupo armado que cobra aluguel até para quem tem casa própria? Que controla e impõe a contratação de serviços como a TV a cabo clandestina e a compra do próprio fornecedor de gás, por exemplo? E até mesmo o controle de onde os moradores podem ou não podem circular. Esse controle territorial acontece em diversas comunidades do Rio que são comandadas pelas milícias. Por que esses controles parecem incomodar menos que o tráfico de drogas? Será que existem níveis de tolerância diferentes entre o domínio das milícias e o controle pelo tráfico? 

 

Participaram do programa a antropóloga e professora de bacharelado em Segurança Pública da Universidade Federal Fluminense (UFF), Jaqueline Muniz , a antropóloga e professora do Departamento de Segurança Pública da Universidade Federal Fluminense (UFF), Elizabete Albernaz, e o coordenador de segurança humana do Viva Rio e ex-comandante geral da Polícia Militar do Estado do Rio, Coronel Ubiratan Angelo.

 

Ouça o programa na íntegra clicando no player acima.

 

O Tema Livre é transmitido das 10h às 11h, de segunda a sexta-feira. Sintonize a Rádio Nacional em AM 1130 ou aqui no site da emissora.
 



Criado em 14/06/2016 - 13:57 e atualizado em 28/06/2016 - 09:05