Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

O aumento da expectativa de vida dos brasileiros

Os desafios de uma população que só faz crescer

O Tema Livre desta segunda-feira, 13, discute sobre o tema "Os novos velhos - aumento do número de idosos, mudança na rotina, aumento da vida sexual, riscos de demência". A expectativa de vida dos brasileiros, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de 75 anos e meio de idade.

 

Entre 1940 e 2015, o aumento deste índice foi de 30 anos. Essa expectativa já foi de 45 anos e meio, em 1940. Essa alteração implica em profundas mudanças na qualidade e no estilo de vida dos brasileiros. Quais são os novos desafios daqueles idosos que mantêm uma vida ativa? O que mudou e o que permanece estável nas últimas décadas? Essas e outras questões foram colocadas em discussão no Tema Livre.

 

Ouça todo o programa e faça o download do mesmo, clicando no player acima.

 

Para esta edição do programa, no estúdio da Rádio Nacional do Rio de Janeiro,os convidados foram a gerontóloga e diretora executiva da Interage Consultoria em GerontologiaLaura Machado; e o professor de Educação Física,Eduardo Portugal. Pelo telefone, participou médico geriatra e diretor da Universidade Aberta da Terceira Idade - UnATI-UerjRenato Veras.



Criado em 13/02/2017 - 19:40 e atualizado em 13/02/2017 - 18:54