Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Confira a guitarra de Bo Diddley no Templo do Rock deste sábado (15)

Sua guitarra abriu espaço para inovações que influenciariam músicos

Bo Diddley nasceu Ellas McDaniel, em 1928, na cidade de McComb, Mississippi. Foi adotado e se mudou para Chicago. O primeiro instrumento que aprendeu a tocar foi o violino. Depois migrou para o violão. A guitarra surgiu quando descobriu o Blues de John Lee Hooker. Na escola secundária recebeu o apelido de Bo Diddley, um tipo de guitarra africana de apenas uma corda. Depois de vários anos de apresentações nas esquinas de Chicago, em 1951 passou a fazer shows regulares em um bar.

 

Bo Diddley conseguiu criar um estilo próprio de tocar e cantar. O ritmo distorcido e hipnótico é o seu cartão de visita. Suas primeiras composições são expoentes de um ritmo que estava em ebulição, o Rock and Roll. Seu jeito de cantar influenciou gerações e sua guitarra abriu espaço para inovações que influenciariam músicos como Jimi Hendrix. Diddley é reverenciado como um gigante do calibre de Chuck Berry e Muddy Waters.

 

Álbum do dia


“Here's Little Richard” é um dos grandes LPs de estreia de rock lançado em 1957. O grito granulado de Little Richard já havia sido gravado em singles. Mas esse disco é o primeiro long play de um artista que continua sendo um dos grandes criadores do som e da estética Rock & Roll da história, com seu piano boogie, acelerado, e o gemido frenético de uma banda repleta de música. Uma obra impecável de um artista negro, homossexual, que superou preconceitos em 1957, nos Estados Unidos.


Templo do Rock apresenta Dr. John

Rock Alternativo é o tema do Templo do Rock deste sábado (27)

Criado em 14/08/2015 - 17:36 e atualizado em 14/08/2015 - 14:14

Mais do programa