Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Templo do Rock apresenta Jazz-Rock Progressivo Nucleus

O álbum Bundles, do grupo Soft Machine, também é destaque do programa

O Templo do Rock deste sábado (12) apresenta o grupo inglês de Jazz-Rock Progressivo Nucleus.

 

Sua jornada pelo Jazz-Rock começou em 1969, quando foi criado pelo trompetista Ian Carr. Eles chamaram a atenção do público e da crítica depois de uma performance de sucesso no Festival Internacional de Jazz de Montreux, na França, em 1970.

 

Para ouvir pela internet, clique no player abaixo no horário do programa, ou sintonize a Rádio Nacional FM de Brasília (96,1MHz).

 

 

A base musical jazzística do grupo evoluiu com a incorporação de elementos do Rock Progressivo, Psicodélico e Funk. A primeira formação do Nucleus foi a que gravou o primeiro disco, que contou com o saxofonista Karl Jenkins, o baterista John Marshall, o guitarrista Chris Spedding e o baixista Jeff Clyne. A partir do segundo álbum, em 1970, os músicos foram se alternando em torno da figura do trompetista Ian Carr.

 

O Nucleus lançou dez álbuns de estúdio até 1980. O grupo se separou logo depois do décimo disco. A essência inovadora do som do Nucleus é melhor ouvida nos cinco primeiros álbuns; depois, só conseguiu repetir a fórmula, sem muita evolução. Com as incontroláveis mudanças na formação, o grupo foi perdendo a sua identidade até no nome: chegou a se chamar Ian Carr Nucleus e Ian Carr With Nucleus.

 

Aclamada pela crítica em seu tempo, a banda foi quase esquecida ao longo dos anos pelo público e pela indústria musical. É uma aventura achar vinil ou CD do grupo. Uma curiosidade é que o Nucleus exportou vários dos seus membros para o Soft Machine, pioneiro do rock psicodélico inglês.

 

Álbum do dia

 

E é do Soft Machine o álbum em destaque neste Templo do Rock. Bundles é o oitavo disco de estúdio da banda. Lançado em 1975, o álbum traz dois membros fundadores do Nucleus, o saxofonista Karl Jenkins e o baterista John Marshall, que já estavam no grupo antes desse álbum. Traz, ainda, o guitarrista Alan Holdsworth, que também já havia passado pelo Nucleus e que entrava para o Soft Machine em “Bundles”.

 

Na extensa discografia do Soft Machine, esta obra poderia passar desapercebida, mas o álbum tem o seu valor com o seu elegante Jazz Rock. “Bundles” traz a sensação de um novo começo para o Soft Machine, já que o grupo havia mudado de gravadora e admitido, pela primeira vez, a guitarra como elemento definidor da harmonia e melodia da banda.

 

Templo do Rock, todos os sábados, às 16h, com reapresentação às segundas-feiras, 22h.



Templo do Rock apresenta Dr. John

Rock Alternativo é o tema do Templo do Rock deste sábado (27)

Criado em 10/12/2015 - 21:55 e atualizado em 11/12/2015 - 12:18

Mais do programa