Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Você sabe quem é o autor de "Brasileirinho"?

Falamos de Waldir Azevedo, o homenageado desta edição do quadro "O Rádio Faz História"

Todas as Vozes

No AR em 22/08/2017 - 12:13

O violonista e cavaquinista Waldir Azevedo (1923 - 1980) é o grande homenageado desta edição do quadro "O Rádio Faz História". Waldir é um dos maiores instrumentistas da história da Música Brasileira, tendo se notabilizado mundialmente a partir do seu primeiro grande sucesso, o choro "Brasileirinho".

"Brasileirinho" foi a primeira composição de Waldir, iniciada em 1947 e lançada dois anos depois. Tudo começou quando um sobrinho de Waldir pediu que o tio lhe fizesse uma música. Waldir inicialmente negou o pedido, alegando que o cavaquinho à sua disposição em casa estava ruim, com somente uma nota funcionando: o ré. O instrumento bom do músico estava na Rádio Clube do Brasil, emissora pela qual se apresentava na época. Mas tal foi a insistência do sobrinho que o músico não teve escolha: usou toda a sua genialidade para compor uma música que pudesse ser tocada apenas com o ré, a única nota de que dispunha naquele momento. "Brasileirinho" é um dos maiores emblemas da nossa música instrumental, figurando entre as 100 maiores composições brasileiras de todos os tempos, de acordo com o ranking da revista "Rolling Stone".

Com a colaboração da escritora, jornalista e professora da PUC-Rio, Rose Esquenazi, do site "Rádio na História" (www.radionahistoria.blogspot.com.br), clique no player e confira esse verdadeiro registro histórico do Rádio em todos os tempos!

O programa Todas as Vozes vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h, na Rádio MEC AM do Rio de Janeiro. Apresentação: Marcus Aurélio e equipe.

 

Criado em 22/08/2017 - 12:59

Mais do programa