Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Saiba mais sobre o papel da família no processo de autonomia do Deficiente Visual

Tema é pauta do quadro "Atitude Inclusão", do programa Todas as Vozes

Assinar podcast

Todas as Vozes

No AR em 31/05/2019 - 15:35

No quadro Atitude Inclusão, o ouvinte do Todas as Vozes acompanha notícias e entrevistas exclusivas sobre o universo da pessoa com deficiência e da inclusão social. Esta edição conta com o apoio da Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB), entidade parceira do quadro.

Nesta postagem, o tema é o papel das famílias e da Pessoa com Deficiência Visual visando a maior independência dela própria na sociedade. A entrevistada do âncora Marcus Aurélio foi Rosangela Barqueiro, psicóloga da Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual (Laramara), uma das mais prestigiadas instituições do setor no país.

A entrevista foi gravada na edição 2019 do Encontro Nacional de Orientação e Mobilidade (ENOM), realizado neste mês de maio em São Paulo (SP).

Clique no player para conferir a entrevista:


Rosangela considera que a autonomia vai além da pessoa com deficiência. Ela depende também da família que, quando não está preparada, dificulta esse processo.

A psicóloga reconhece que as atitudes não acompanharam a evolução tecnológica.

 

"O entendimento do uso das tecnologias viabiliza para as pessoas com deficiência uma condição que nunca aconteceu antes. Antes as pessoas dependiam de outras exclusivamente", declara.

 

O programa Todas as Vozes vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h às 9h, na Rádio MEC Rio.

Apresentação: Marcus Aurélio e equipe.

Criado em 31/05/2019 - 16:04

Mais do programa