Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Relembre o pai da Ginástica no Rádio

Oswaldo Diniz Magalhães é homenageado no quadro "O Rádio Faz História"

Assinar podcast

Todas as Vozes

No AR em 15/07/2019 - 15:20

No quadro O Rádio Faz História, do programa Todas as Vozes, as memórias do rádio no Brasil e no mundo são resgatadas através de áudios históricos, fornecidos pela rede de colaboradores do quadro e pelo próprio âncora Marcus Aurélio.

Esta postagem é resultado de uma parceria do Todas as Vozes com a equipe de Acervo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Nela, Thiago Guimarães, pesquisador do Acervo da EBC, mostra um pouco da vida e da obra de Oswaldo Diniz Magalhães (1904-1998), professor de Educação Física e radialista responsável por fundar as aulas de Ginástica nas ondas do rádio.

Seu programa, "A Hora da Ginástica", foi veiculado inicialmente em 1932 na Rádio Educadora Paulista, em São Paulo (SP). Mas a consagração viria quatro anos depois, ao transferi-lo para a Rádio Nacional do Rio de Janeiro e, posteriormente, para a Rádio MEC AM, na qual ficou mais tempo no ar, até o ano de 1981. Após um breve período de veiculação de reprises na Rádio Rio de Janeiro, o programa foi retomado em 1985 pela mesma Rádio MEC AM, já conduzido pelo professor de Educação Física e radialista Wagner Gomes, e permanece no ar até hoje (diariamente, às 6h55). Tamanha longevidade faz de "A Hora da Ginástica" um dos programas mais antigos em veiculação no rádio brasileiro.

Clique no player e confira esse verdadeiro registro histórico do rádio em todos os tempos.

O programa Todas as Vozes vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h às 9h, na Rádio MEC.

Apresentação: Marcus Aurélio e equipe.

Criado em 15/07/2019 - 16:02

Mais do programa