Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ouça relato do âncora do Repórter Esso sobre suicídio de Vargas

'O Rádio faz História' transmite depoimento de Heron Domingues em que

Às 8 horas de 24 de agosto de 1954, Heron Domingues leu a edição normal do Repórter Esso. Trinta minutos depois, recebeu um telefonema do diretor da Rádio Nacional, Victor Costa, que estava no Palácio do Catete. Victor, com voz "totalmente alterada", segundo Heron, contava que o presidente Getúlio Vargas acabara de cometer suicídio.

 

"Fiquei perplexo. Em seguida, entrei na sala dos diretores da emissora, mas não tive coragem de dar a notícia para eles, pois me dei conta de que muitos eram idosos e podiam não resistir ao impacto de algo tão bombástico", contou Domingues, falecido em 1974. O locutor preferiu, então, correr para o microfone e veicular uma edição extraordinária do Repórter Esso.

 

Confira no quadro 'O rádio faz história', do programa Todas as Vozes, esse relato do principal locutor de notícias do rádio no Brasil nos anos 1940 e 1950 sobre o que aconteceu naquela manhã na sede da Rádio Nacional. A fonte do áudio é um dos CD's encartados no livro 'Vargas, agosto de 54', da jornalista Ana Baum e estudantes da Universidade Federal Fluminense (UFF), lançado em 2004.     

 

Todas as Vozes vai ao ar de segunda a sexta, das 7h05 às 10h, na MEC AM do Rio de Janeiro, com apresentação do jornalista, radialista e professor Marco Aurélio Carvalho.



Criado em 21/08/2014 - 21:11 e atualizado em 22/08/2014 - 16:17

Mais do programa