Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Estilos do samba nas vozes de Ciro Monteiro, Moreira da Silva e Geraldo Pereira

No quadro 'O rádio faz historia', a professora Rose Esquenazi faz um

Ciro Monteiro tinha uma maneira de cantar completamente diferente dos demais de sua época.  Sua estreia no rádio aconteceu com o samba "Acabou a sopa", de Geraldo Pereira e Augusto Garcez, em 1940.

 


Criador de mais de 100 músicas, Geraldo Pereira compôs um dos grandes sucessos interpretados por Ciro Monteiro, "A Falsa Baiana", de 1944. Estudiosos acham que essa música influenciou o nascimento da Bossa Nova devido à sua batida.

 

Ciro trabalhou na Rádio Philips e na Mayrink Veiga e influenciou muitos sambistas. Nascido em 28/5/1913 (morreu em 13/7/1973), além de cantor, também foi compositor. Já o compositor Geraldo Theodoro Pereira nasceu em 1918 (1955), em Juiz de Fora, teve infância difícil, mudou-se para o Morro de Mangueira, onde ficou amigo de outros compositores, como Cartola. Ele fez parte da extinta escola de samba Unidos de Mangueira.

 

Desde 1931, o samba batucado feito pelos compositores negros e mestiços do Estácio já incluía um pequeno breque, que é aquela paradinha que permite “uma modulação para a retomada da melodia da primeira parte”, como ensina José Ramos Tinhorão, no livro Pequena História da Música Popular (Vozes, 1974). O breque virou moda, principalmente entre a dupla Ismael Silva e Nilton Bastos. Pode ser entendida também como o breque de um carro, quando o automóvel para de repente.

 

No quadro 'O rádio faz história' do programa Todas as Vozes desta segunda-feira, 2 de março, a professora da Faculdade de Comunicação da PUC, Rio de Janeiro, Rose Esquenazi, faz um passeio pela história do samba sincopado e do samba-de-breque no rádio do Brasil.

 


O Todas as Vozes vai ao ar de segunda a sexta, das 7h05m às 10h, na Rádio MEC AM do Rio de Janeiro - 800 kHz, com apresentação do jornalista e radialista Marco Aurélio.



Criado em 02/03/2015 - 14:33 e atualizado em 04/03/2015 - 13:52

Mais do programa