Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Francisco Alves: o engraxate que virou Rei da Voz

Em 'O rádio faz história', professora Rose Esquenazi mostra os passos

Francisco Alves gravou 1173 discos, um recorde no século XX. Nascido em 1898, era filho de um português, dono de bar na Rua do Acre, Centro da cidade do Rio de Janeiro. Na adolescência, para ganhar 'uns trocados', trabalhava como engraxate. Em seguida, passou a cantar para os pedestres nas ruas do Centro da cidade.

 

A primeira gravação profissional de Francisco Alves foi a música "Pé de anjo", em 1919. A partir do final da década de 1920, Chico Alves gravou, na Odeon, diferentes sucessos, passando a adotar o pseudônimo de Chico Viola. Mas o slogan mais famoso de Francisco Alves foi dado por César Ladeira, na Rádio Mayrink Veiga: 'o Rei da Voz'. 

 

Noel Rosa e Mário Reis foram alguns dos famosos parceiros-compositores de Chico Viola, que morreu aos 54 anos em um acidente de carro na atual Rodovia Presidente Dutra, em viagem de São Paulo para o Rio de Janeiro.

 

Em 23 de março de 2015, a jornalista Rose Esquenazi, colaboradora das segundas-feira no quadro 'O rádio faz história' do programa Todas as Vozes, contou as diferentes etapas da carreira do 'Rei da Voz' e mostrou trechos de grandes sucessos do cantor. Ouça a íntegra no player acima!

 

O programa Todas as Vozes vai ao ar sempre de segunda a sexta-feira, a partir das 7h05, na Rádio MEC AM do Rio de Janeiro - 800 kHz, com apresentação do jornalista e radialista Marco Aurélio Carvalho.

 



Criado em 23/03/2015 - 16:18 e atualizado em 25/03/2015 - 13:22

Mais do programa