Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Em 1963, seleção brasileira era duramente criticada na Rádio Bandeirantes

Braga Junior preparou o "clima" para os comentários de Mauro Pinheiro

A excursão de seleção brasileira de futebol no exterior, em 1963 foi considerada desastrosa por comentaristas esportivos. Após a estreia com derrota para Portugal por 1 x 0, o time bi-campeão do mundo no ano anterior perdeu, de goleada, para a Bélgica: 5 x 1. Era o começo de uma série de nove jogos nos quais, mesmo nas vitórias, os jogadores dirigidos por Aimoré Moreira não tiveram desempenho considerado satisfatório.

 

A partida com a Bélgica aconteceu em 24 de abril, no estádio Hysel, em Bruxelas, para um público do 46.909 presentes. O placar de 5 x 1 para os belgas foi considerado surpreendente se levarmos em conta que a equipe brasileira atuou com seis jogadores titulares da conquista da Copa do Mundo no Chile, em 1962. Contra os belgas, o Brasil jogou com Gilmar, Djalma Santos, Mauro, Cláudio e Altair; Zito e Mengálvio; Dorval, Quarentinha, Amarildo e Zagallo. O técnico era Aimoré Moreira.

 

Seguem os resultados dos outros sete jogos da excursão, em ordem cronológica: França 2 x 3 Brasil, Holanda 1 x 0 Brasil, Alemanha Ocidental 1 x 2 Brasil, Inglaterra 1 x 1 Brasil, Itália 3 x 0 Brasil, República Árabe Unida 0 x 1 Brasil, Israel 0 x 5 Brasil. Ou seja, em nove partidas, quatro vitórias, um empate e quatro derrotas. O time de Aimoré Moreira marcou 13 gols e sofreu 14.

 

Com colaboração do escritor e especialista em mercado da comunicação Fernando Morgado , o quadro 'O rádio faz história' do programa Todas as Vozes mostra que a Rádio Bandeirantes de São Paulo decidiu, em caráter excepcional, alterar a grade de programação de domingo para transmitir uma mesa redonda, em maio de 1963, na qual duras críticas foram dirigidas ao time brasileiro e à CBD - Confederação Brasileira de Desportos. Braga Junior, no papel de apresentador, anunciava o tema do dia e as participações de Mauro Pinheiro, Pedro Luiz, Darcy Reis e João Saldanha.

 

Acompanhe esse áudio histórico no player acima.

 

O programa Todas as Vozes vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h05 às 10h, na Rádio MEC AM do Rio de Janeiro - 800 kHz, com apresentação do jornalista, professor e radialista Marco Aurélio Carvalho.

 



Criado em 19/05/2015 - 14:46 e atualizado em 19/05/2015 - 12:19

Mais do programa