Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

"A fogueira tem um papel místico nas festas juninas", explica pesquisadora

No programa Todas as Vozes, Angela Savastano tratou de costumes como,

Angela Savastano é cientista social, folclorista e presidente do Centro de Estudos da Cultura Popular (Cecp), um dos órgãos responsáveis pela gestão do Museu do Folclore de São José dos Campos, São Paulo. Na edição especial do programa Todas as Vozes desta segunda (29) sobre as festas juninas, Angela disse que esses eventos foram fortemente influenciados por festas europeias, numa combinação cultural com costumes do interior do Brasil.

 

"Uma das riquezas do formato que as festas juninas ganharam no Brasil foi a incorporação de traços de diferentes países ao festejo das colheitas nas nossas áreas rurais. Essa expressão cultural ganhou tanta força que resiste eficazmente às tentativas da indústria da cultura de modificar seus sentidos", afirmou a representante do Cecp. Angela explicou também a ligação entre fogueira e religiosidade, que é anterior ao cristianismo.

 

Acompanhe, no player acima, a entrevista completa com uma aula sobre a história dos festejos juninos.

 

O programa Todas as Vozes vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h05 às 10h, na Rádio MEC AM do Rio de Janeiro - 800 kHz, com apresentação do jornalista e radialista Marco Aurélio Carvalho.

 



Criado em 29/06/2015 - 13:17 e atualizado em 29/06/2015 - 11:22

Mais do programa