Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Depois do futebol, humor no rádio era companhia nos anos 1970

Estevam Sangirardi e equipe criaram, em 1969, o programa de humor que

Quadro 'O rádio faz história' do programa Todas as Vozes desta terça-feira (28) destacou a primeira parte de um especial sobre o Show de Rádio, programa de humor transmitido na Rádio Jovem Pan AM de São Paulo. A atração teve seu auge nos anos 1970. 

 

Com a colaboração do radialista, escritor, palestrante e especialista em mercado da comunicação Fernando Morgado, mostramos como eram satirizados, no programa "futebolístico e humorístico", os torcedores dos times de futebol.

 

Os personagens Comendador Strufaldi (depois, Comendador Fumagali) e Noninha eram de família palestrina (palmeirense) fanática. Lorde Didu du Morumbi era são-paulino apaixonado. Chamava seu time de "Saint Paul de mon petit coeur" (São Paulo de meu pequeno coração).  Didu tinha um mordomo, o Archibald, com quem comentava as vitórias e derrotas tricolores. Joca, um favelado, e sua mulher, a "Nega" eram os corintianos. Zé das Docas e Lança-Chamas representavam os torcedores do Santos. Manoel e Maria seriam típicos amantes da Lusa do Canindé.

 

Outra atração do programa era o quadro "Rádio Camanducaia", uma fictícia emissora do interior. A rádio que "invadia" o programa foi uma criação de Odayr Batista. Veiculava versões divertidas de comerciais e serviços de utilidade pública. Exemplo: "Para curativos rápidos, Ester Elisa Enfermeira, dizia um dos anúncios, na voz do personagem-locutor Alberto Júnior".

 

A equipe de Estevam Sangirardi contava com Odayr Batista, Douglas Rasputin, Geraldo Barreto, Nelson "Tatá" Alexandre, Carlos Roberto Escova, Serginho Leite, e Chiquinho Ferrão, entre outros.

 

Ouça, no player acima, o personagem Lorde Didu du Morumbi e o mordomo Archibald, na edição do Natal de 1979. Didu estava disposto a receber os torcedores-personagens dos outros times em sua mansão para uma confraternização "no espírito natalino". Ouça também o jingle que até hoje está na memoria afetiva dos amantes do rádio, do humor e do esporte, especialmente em São Paulo.

 

O Todas as Vozes vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h20 às 10h, na Rádio MEC AM do Rio de Janeiro - 800 kHz, com apresentação do jornalista e radialista Marco Aurélio Carvalho.

 



Criado em 29/07/2015 - 16:58 e atualizado em 29/07/2015 - 14:02

Mais do programa