Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

"Jamais cairemos na vulgaridade", dizia diretor da Rádio Guaíba

Quadro 'O rádio faz história' do programa Todas as Vozes apresenta

"ZYU-58, diretamente do Teatro São Pedro, dá início à programação de 30 de abril de 1957". Com essa frase, nascia uma das mais famosas marcas da comunicação no Brasil: Rádio Guaíba de Porto Alegre. O evento contou com a apresentação da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, da pianista Yara Bernette, do Coro Orfeônico da Sociedade Aliança de Novo Hamburgo e um recital de Tito Schipa. O cronograma foi planejado pelo diretor da emissora, Arlindo Pasqualini, e aprovado por Breno Caldas, proprietário da empresa.

 

Arlindo Pasqualini foi o responsável pelo discurso de inauguração. Era a primeira emissora gaúcha nascida de empresa jornalística. O grupo já era proprietário dos jornais Correio do Povo e Folha da Tarde. "Seus rumos e orientação (linha editorial) seguirão os princípios dos dois jornais", garantiu Arlindo, afirmando que a emissora "jamais cairá na vulgaridade".

 

Em 1984, com a falência da Companhia Jornalística Caldas Júnior, a rádio e os outros componentes da massa falida do grupo foram vendidos a Renato Bastos Ribeiro, que fundou o Sistema Guaíba-Correio do Povo de Comunicação.

 

Em 2007, a família Ribeiro aceitou uma proposta de compra das empresas do sistema Guaíba-Correio pelo Grupo Record.

 

Com colaboração do escritor e especialista em mercado da comunicação Fernando Morgado, o quadro 'O rádio faz história' recorda as primeiras palavras que foram ao ar na Rádio Guaíba, "uma voz a serviço do Rio Grande do Sul", completou Arlindo Pasqualini sob aplausos dos presentes na plateia do Teatro São Pedro.  

 

O programa Todas as Vozes vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h05 às 10h, na Rádio MEC AM do Rio de Janeiro - 800 kHz, com apresentação do jornalista e radialista Marco Aurélio Carvalho.

 



Criado em 07/07/2015 - 17:26 e atualizado em 07/07/2015 - 19:53

Mais do programa