Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Na Tupi, Oswaldo Moreira narra gol de Vanderlei Luxemburgo

Em dezembro de 1977, "Luxa" era lateral-esquerdo do Flamengo e

No estúdio Jaime Cainet Júnior, o Flamengo derrotou o Grêmio Maringá pela segunda fase do Campeonato Brasileiro de 1977.  A partida foi realizada em 11 de dezembro daquele ano. O único gol aconteceu aos 41 minutos do primeiro tempo, marcado por Vanderlei Luxemburgo, que era lateral-esquerdo e, a partir dos anos 1980, passou a atuar como treinador de futebol. 

 

O Flamengo jogou com Cantareli, Ramirez, Rondineli, Nelson e Vanderlei Luxemburgo; Merica, Paulo César Carpegiani, Adilio e Zico; Osni e Luiz Paulo. O atacante Cláudio Adão entrou em campo ainda no primeiro tempo. Carpegiani foi o principal reforço do time da Gávea para a temporada 1977.

 

O narrador Oswaldo Moreira dividiu com Jorge Curi a transmissão da Copa de 1958 na Suécia na Rádio Nacional do Rio de Janeiro. Ele e Curi eram os principais narradores da Nacional no final dos anos 1950 e na década de 1960. Nos anos 1970, Oswaldo atuou como segundo locutor da Rádio Tupi do Rio, que tinha como chefe da equipe e principal narrador o paulista Doalcey Bueno de Camargo. 

 

Oswaldo Moreira faleceu em 1978. Suas narrações eram percebidas como vibrantes, fieis ao que acontecia em campo e com dicção claríssima.

 

Com arquivo de áudio do radialista goiano Paulo Francisco , quadro 'O rádio faz história' do programa Todas as Vozes recorda quatro minutos e meio da narração da vitória rubro-negra, incluindo o gol de Vanderlei Luxemburgo na voz de Oswaldo Moreira. No campo de jogo, o repórter Iata Anderson. José Cabral e Celso Garcia, outros dois narradores da Tupi na segunda metade dos anos 1970, entram no ar com o andamento de jogos do Vasco e do Bangu, respectivamente.

 

O Todas as Vozes vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h20 às 10h, na Rádio MEC AM do Rio de Janeiro - 800 kHz, com apresentação do jornalista e radialista Marco Aurélio Carvalho.



Criado em 30/07/2015 - 23:37 e atualizado em 30/07/2015 - 20:28

Mais do programa