Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Nos anos 1940, BBC transmitiu músicas criadas por soldados brasileiros na guerra

Correspondente da Rádio BBC mostrou que, em plena Segunda Guerra

Setenta anos depois do fim da Segunda Guerra Mundial, podemos ouvir e ler o que os pracinhas brasileiros faziam nos tempos livres na Itália. Isso é possível graças aos poucos jornalistas do Brasil que foram enviados como correspondentes de guerra. Entre eles, havia apenas um radialista: Francis Hallawell, chamado pela tropa de 'Chico da BBC', que viajou de Londres para a Itália. Uma viagem perigosa e envolta em mistério, devido à falta de segurança.

 

Na época com 29 anos, o jornalista e radialista brasileiro Chico da BBC ficou amigo de Joel Silveira, dos Diários Associados, Egydio Squeff , de O Globo, e Rubem Braga, do Diário Carioca. Passou a contratá-los para escrever crônicas que ele precisava mandar por telex para Londres. Da Inglaterra, a BBC transmitia para o Brasil e outros países pelas frequências em ondas curtas.

 

Sempre que podia, Chico gravava, em frágeis discos de vidro, programas radiofônicos, graças a um pequeno aparelho desenvolvido pela BBC. As entrevistas, pequenas histórias e discursos eram gravados pelo técnico Douglas Farley e por Chico da BBC. Em seguida, os discos viajavam por terra até Roma ou Florença. De lá, eram transmitidos por rádio até a emissora na Inglaterra.

 

No serviço de transcrição da BBC, os técnicos transformavam o conteúdo do disco de vidro em outro, mais resistente, feito de acetato. Só a partir desse momento os brasileiros ouviam o trabalho feito em Francolise  (Itália) ou em outra cidade onde estavam acampados os soldados brasileiros. Mais tarde, os acetatos também eram mandados ao Brasil e podiam ser utilizados em qualquer emissora de rádio.

 

Com colaboração da jornalista Rose Esquenazi, professora da Faculdade de Comunicação da PUC-RJ, o quadro 'O rádio faz história' do programa Todas as Vozes nesta segunda-feira, 13 de julho, mostra algumas das músicas criadas pelos soldados brasileiros no front de batalha e alguns trechos do programa apresentado, nos anos 1940, por Chico da BBC.

 

Além das informações passadas por Rose, ouça, no player, a música 'A Lourdinha' - era assim que os soldados chamavam a metralhadora alemã. Essa gravação foi feita ao ar livre e teve como público todo o Regimento Sampaio. Os soldados comemoravam a vitória de Monte Castelo, no dia 21 de fevereiro de 1945, depois de quatro tentativas frustradas. A música venceu um concurso entre os soldados. Ouça também 'Cabrocha Baiana', 'No Brasil tem', 'Sorrindo e cantando' e 'O valor dá-se a quem tem'.

 

Todas as Vozes vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h20 às 10h, na Rádio MEC AM do Rio de Janeiro - 800 kHz, com apresentação do jornalista, professor e radialista Marco Aurélio Carvalho.



Criado em 13/07/2015 - 15:18 e atualizado em 21/07/2015 - 10:59

Mais do programa