Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pro espaço no Enem: Plutão na prova e na redação

Especialista destaca de que forma o tema 'chegada da sonda New

Os assuntos gravidade de Plutão e velocidade da sonda New Horizons podem aparecer nas perguntas das provas de duas áreas do conhecimento e na redação do Exame Nacional do Ensino Médio. Essa é a opinião de Alfredo Sotto, professor de física do curso QG do Enem. Ele foi o entrevistado de Marco Aurélio Carvalho na última segunda-feira (27), no quadro 'Pode cair no Enem - atualidades' do programa Todas as Vozes, na Rádio MEC AM.

 

"É tradição do Enem tratar de temas atuais e a chegada da sonda provocou grande repercussão na internet. Uma pergunta sobre a relação entre velocidade e tempo de chegada no destino também pode surgir", destacou Alfredo Sotto.

 

A sonda New Horizons, da Nasa, chegou no dia 14 de julho ao ponto mais próximo de Plutão. Uma pequena nave está coletando o que os cientistas consideram ser uma 'enorme quantidade' de dados sobre o nono (quase) planeta do Sistema Solar.

 

A melhor imagem que os especialistas tinham de Plutão não era muito maior do que um pontinho luminoso. Agora, são possíveis imagens com resolução tão alta que podem mostrar o relevo do planeta anão e de sua maior lua, Caronte.

 

Como destacou o site da revista Galileu, "desde que foi lançada ao espaço em janeiro de 2006, na base de Cabo Canaveral, na Flórida, a New Horizons percorreu quase cinco bilhões de quilômetros até chegar a seu destino. Mesmo que seja a espaçonave mais veloz da história, se movendo pelo espaço a uma velocidade impressionante de 49,6 mil quilômetros por hora, sua jornada durou quase dez anos. É nessas horas que conseguimos mensurar quão absurdas são as distâncias astronômicas". Segundo o professor Sotto, essas relações entre distância e velocidade podem inspirar perguntas nas prova de duas das áreas do conhecimento do Enem: matemática e suas tecnologia e ciências da natureza e suas tecnologias.

 

Confira outras dicas para o Enem

 

Ouça, no player acima, a entrevista completa de Marco Aurélio Caralho com Alfredo Sotto, que dá dicas e orientações sobre o tema.

 

Questões Enem? Dicas Enem? Informações Enem? Você encontra tudo aqui no Todas as Vozes. Acompanhe também as edições do Minuto Enem no site das Rádios EBC e no Facebook da MEC AM. 

 

O Todas as Vozes vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h20 às 10h, na Rádio MEC AM do Rio de Janeiro - 800 kHz, com apresentação do jornalista e radialista Marco Aurélio Carvalho.

 



Criado em 31/07/2015 - 13:50 e atualizado em 31/07/2015 - 18:07

Mais do programa