Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Celso Garcia, o 'descobridor', narra gol de Zico, a 'descoberta'

Rádio Tupi em 1977: ouça também as vozes famosas de Carlos Marcondes,

O narrador esportivo Celso Garcia marcou época no Rio de Janeiro por seu estilo descontraído e seus bordões populares nos relatos das partidas de futebol: "não adianta chorar, Fulano (e dizia o nome do goleiro)... a nega tá lá dentro" ou "e atenção garoto do placar do Maracanã, coloque... (e divulgava o placar após a marcação de um gol)". Garcia ficou ainda mais famoso no Rio de Janeiro por ter sido o responsável pela descoberta do talento de Zico, maior ídolo da história do Flamengo.

 

Celso nasceu em Lorena, São Paulo. Era apaixonado pelo time rubro-negro da Gávea. Começou a trabalhar como repórter esportivo na Emissora Continental do Rio de Janeiro nos anos 1960. Em seguida, atuou nas rádios Globo e Tupi como narrador. Ele se aposentou nos anos 1990 e faleceu em 23 de novembro de 2008.

 

Em 17 de dezembro de 1977, Flamengo e ABC de Natal se enfrentaram no Maracanã pelo Grupo K do Campeonato Brasileiro de Futebol. Na Rádio Tupi, Celso, e descobridor de Zico, narrou o gol da descoberta. O Flamengo venceu o ABC por 1 x 0, com gol de cabeça marcado pelo Galinho de Quintino. O Campeonato Brasileiro de 1977 foi decidido no início de 1978, com a vitória do São Paulo sobre o Atlético Mineiro nos pênaltis, em partida realizada no Mineirão.

 

No jogo Flamengo 1 x 0 ABC, o time da Gávea jogou com Cantarelli, Toninho Baiano,  Rondinelli (Vanderlei Luxemburgo), Nelson e Júnior; Carpegiani, Adílio e Zico; Osni, Cláudio Adão e Luis Paulo.

 

Com colaboração do radialista goiano Paulo Francisco, o quadro 'O rádio faz história' do programa Todas as Vozes nesta quarta-feira (5) recorda trecho da transmissão desse jogo na Super Rádio Tupi do Rio de Janeiro. No áudio, as vozes de Celso Garcia, do comentarista e então coordenador de esportes da emissora, Carlos Marcondes; do repórter Iata Anderson; do narrador e repórter Paulo Roberto Braga e de Zico, com 24 anos de idade, que, entrevistado por Iata, disse que não estava de acordo com as vaias da torcida rubro-negra porque "apesar de os atacantes não estarem inspirados, a vitória classificou a equipe para a fase seguinte da competição".

 

Todas as Vozes vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h20 às 10h, na Rádio MEC AM do Rio de Janeiro - 800 kHz, com apresentação do jornalista e radialista Marco Aurélio Carvalho.



Criado em 05/08/2015 - 17:28 e atualizado em 05/08/2015 - 15:03

Mais do programa